No primeiro fim de semana de Setembro de 2011, fomos honrados com um excelente seminário com o Sensei Naoyuki Hirakawa.

Muito respeitado, entre os maiores mestres de Karatê no Brasil, Hirakawa Sensei ministrou, no sábado, aulas para uma turma composta quase que inteiramente por faixas pretas do Caminho das Mãos Vazias.

Nesta rara oportunidade de os karatecas mineiros treinarem com tão renomado sensei, o nível de detalhes foi tão admirável que, mesmo os mais graduados, tiveram que se esforçar para perceber e executar, conforme era ensinado.

Ficava evidente a adequação do termo Do, um Caminho.

No domingo foi a vez da turma inscrita para aulas de Mugen Ryu, estilo fluido Kempo-TaiJutsu/Kenjutsu, cuja origem está na excelência do próprio Sensei Hirakawa.

O termo Mugen, que significa Evolução Contínua, já traz uma branda idéia do que mais de cinco décadas de prática nas artes marciais japonesas, com mãos livres, bastões e lâminas, podem proporcionar ao desenvolvimento de um Ser Humano.

Natural de Nagasaki, nascido em 1942, e vindo para o Brasil na década de 60, Sensei Naoyuki irradia vivacidade e juventude.

Seu espírito livre e equilibrado não se furta a discorrer sobre sua percepção da realidade, conforme relata suas mais inusitadas vivencias pessoais, sua tranqüilidade e bom humor trazem lições de como aproveitar a natureza dos fenômenos e, através da disciplina, praticar o exercício da evolução contínua.

Ao Sensei Naoyuki Hirakawa,

Nossos mais sinceros agradecimentos.

BuTokuDen.